Saúde Mental – o bem do século

Cada dia mais e mais pessoas se dão conta da importância de uma plena Saúde Mental. Os cuidados com o corpo e com a mente tomam um lugar de maior impor- tância da lista de prioridades e os indivíduos estão conscientes de que uma mente saudável é um item básico para o desempenho de todas as boas relações.

Mas a vida pós-pandemia transformou rotinas, modelos de trabalho, interferiu em relacionamentos dos mais variados níveis e quem estava programado para toda esta brutal transformação? Exato, ninguém!

Estudiosos se preocupam porque as consequências da pandemia não param de aparecer. Relatos de déficits em diferentes áreas do pensamento, sequelas em imu- nidade, atenção e sistemas respiratórios debilitados chegam por todos os lados e em grande intensidade, refletindo a pandemia que nos pegou de surpresa.

Então, em plena semana do Dia Internacional da Saúde, o que temos em mãos e vamos transmitir aos nossos pacientes, amigos e familiares?

Que devemos continuar ampliando a importância do auto-cuidado. Do cuidado com a mente, com o corpo, com as relações e relacionamen- tos. O cuidado com nossa sexualidade.

As perspectivas tendem a melhorar, e apesar de as consequências da pandemia ainda serem reais e presentes, estamos conseguindo um novo patamar da Saúde Mental no olhar humano.

Nunca antes a terapia teve tanto valor para as pessoas como nos dias atuais. Medi- tação, comunicação, assertividade, concessões e claro autoconhecimento, nunca estiveram tão em evidência na sociedade.
Isso nos enche de ânimo e orgulho porque se tem algo que queremos é dar alta aos nossos pacientes. É fazê-los compreender que Saúde Mental é um bem imensu- rável, que transforma vidas e nos beneficia com bons relacionamentos consigo e com os demais, proporcionando assim a vida em sociedade.

Saúde Mental, muito mais que um estado de vida. O bem do século. Nos vemos no próximo conteúdo.

Converse comigo e dê sua opinião

Deixe um comentário