Os benefícios do Mindfulness

Com tantos estímulos diferentes no nosso dia a dia é um grande desafio manter o foco em apenas uma tarefa. A meditação Mindfulness pode ser a resposta para manter nossa mente no momento presente, livre de distrações.

DESTAQUE: Mindfulness, ao pé da letra, “Atenção Plena”, vem ganhando grande relevância na prática clínica contemporânea, principalmente na psicologia e medicina.

“Mindfulness pode ser entendido como um estado mental baseado na experiência direta do momento presente, com consciência plena, e atitude aberta e não-julgadora a cada instante. O estado mental de Mindfulness é uma alternativa a um estado mental bastante habitual nos dias de hoje, baseado na desatenção (“piloto automático”) e na reatividade excessiva em situações do cotidiano”. Brazilian Center for Mindfulness and Health Promotion

Basicamente, prestando atenção à respiração podemos nos centrar e buscar solução para problemas diversos, como estresse, ansiedade, quadros depressivos, falta de concentração e de atenção. Os exercícios propostos nos ajudam a levar a vida com mais foco e leveza, menos tensão e sofrimento; conectando ação e pensamento e nos lembrando de olhar com generosidade e consciência nossas sensações, devaneios, pensamentos e ações.

DESTAQUE: Quando nos tornamos mais seguros e serenos, melhoramos nosso relacionamento com familiares, com os colegas de trabalho e, principalmente, a relação com nós mesmo.

A ciência explica os efeitos da meditação sobre nossa mente e nosso corpo, por meio da Neuroplasticidade (alteração das estruturas do cérebro, como resultado de experiências). Ao longo dos últimos 10 anos tem sido crescente a evidência de que a prática da meditação pode promover mudanças significativas nas estruturas cerebrais.

Meditar não provoca apenas mudanças em processos cognitivos e emocionais, mas também no volume de áreas cerebrais, o que possivelmente reflete alterações no número de conexões entre células. A meditação a longo prazo está associada com o aumento da densidade de matéria cinzenta no tronco cerebral, de acordo com Pesquisa da Universidade de Aahus (https://www.researchgate.net/publication/23686030_Long-term_meditation_is_associated_with_increased_gray_matter_density_in_the_brain_stem), publicada em artigo de janeiro de 2009.

Mindfulness em 6 passos:

  1. Escolha uma posição confortável –sentado, com a coluna ereta ou deitado–, em que você consiga ficar pelo tempo necessário para a prática. Os olhos podem ficar abertos ou fechados durante a sessão
  2. Faça duas respirações profundas e traga a atenção para o corpo. Observe as sensações do corpo, como o contato com o chão, a temperatura da pele e possíveis desconfortos
  3. Aos poucos, mova o foco para os movimentos do corpo durante a respiração, como os do tórax, abdome e narina
  4. Mantenha a concentração na respiração como âncora da atenção e da mente no momento presente
  5. Se alguma distração, pensamento ou preocupação vier à tona, simplesmente perceba e deixe passar, sem se prender ou julgar, voltando a observar a respiração
  6. Antes de encerrar, volte a atenção para as sensações do corpo naquele momento. Termine a prática lentamente

O objetivo da prática não é nos modificar, mas nos ajudar a aceitar e viver plenamente cada sentimento e experiência. Onde quer que você esteja, permaneça lá mentalmente. Comece a treinar sua mente a permanecer onde o seu corpo estiver, no banho, durante a alimentação ou na prática esportiva.

Converse comigo e dê sua opinião

Deixe um comentário