Reflexos da pandemia no casamento

As mudanças em nosso dia a dia não são nem serão novidades para ninguém daqui  em diante.

O novo normal é o termo do momento e se tem falado cada vez mais dele.

Mas qual o impacto real da pandemia nos relacionamentos conjugais?

Como não deixar a “peteca cair” e diante de uma crise desta amplitude, manter a harmonia no casamento?

É o que vamos conversar hoje e espero de alguma forma, deixar uma reflexão que ajude em seu relacionamento.

Pandemia x Relacionamento

O confinamento e as dificuldades da pandemia são os principais vilões das crises conjugais dos últimos meses.

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e uma matéria recente da Revista Veja, estes conflitos conjugais aumentaram em 451% após o início do isolamento social.

Ansiedade, insegurança com saúde e finanças, são os principais aspectos de preocupação que pesam nos relacionamentos.

Já que para cada pessoa, estes aspectos possuem pesos diferentes, os conflitos surgem como um passe de mágicas e a harmonia vai embora, como se nunca tivesse existido.

Inimigos próximos

O agravante do conflito durante a pandemia é o espaço físico, já que ambos precisam dividir o mesmo espaço durante todo o dia e muitas vezes com todas as atividades dos filhos.

Este conflito se torna cada vez maior quando já existia algum conflito não resolvido anteriormente e se agravou com a pandemia.

Algumas questões como: utilização excessiva do celular, falta de divisão de tarefas domésticas ou problemas financeiros, são apontados como maiores propulsores dos conflitos entre casais na pandemia.

Viver em um ambiente sem lidar com estas questões, intensifica cada vez mais os conflitos e o resultado da crise pode ser a separação.

Mas a boa notícia é que estes conflitos podem ser trabalhados e alinhados no relacionamento. Vamos ver como?

O que pode ajudar diante dos conflitos conjugais da pandemia?

1-Diálogo: Escolha um momento em que ambos estejam mais calmos e abertos a uma conversa. O diálogo sempre é melhor caminho para buscar o entendimento.

2-Pausa: Quando a discussão ficar intensa, dê uma pausa, pare, respire fundo e se for necessário volte a conversar quando ambos estiverem mais tranquilos.

3-Escuta ativa: Pratique a escuta ativa. Ouça o outro tem a falar, preste atenção e busque fazer o exercício da empatia.

4-Peça desculpas e vire a página: Em muitos relacionamentos, os conflitos entre casais aumentam quando nenhum dos lados assume a responsabilidades com as suas falhas e culpa o outro pelos problemas. Se responsabilizar pelas suas atitudes e reconhecer que errou é agir de forma madura e consciente.

5-Busque ajuda de um profissional: Quando o casal já tentou de diversas formas e as discussões se repetem e aumentam as tensões e alguns casos com agressões verbais, é necessário buscar ajuda de um profissional ou alguma instituição que preste atendimento de casais.

Bem, espero que com estas dicas você consiga encontrar formas de recuperar a harmonia em seu relacionamento. Se você gostou, compartilhe este conteúdo, pode ser valioso também para outros relacionamentos.

Até o próximo!

Fontes: Revista Veja e Gazeta Digital

Converse comigo e dê sua opinião

Deixe um comentário