A auto hipnose utiliza as mesmas técnicas da hipnose, aplicadas pela própria pessoa, com a finalidade de conseguir melhoria da saúde e bem-estar. Pode ser feita para atingir relaxamento profundo, dormir melhor, curar dores crônicas e medos, por exemplo. Tanto a auto hipnose são técnicas antigas utilizada para acessar os níveis mais profundos da nossa mente e dependem da força de vontade do indivíduo, que precisa se deixar levar.
Uma dica para relaxar os músculos é pensar em cada membro como se fosse um corpo individual, separado do seu próprio corpo.
Você pode fechar os olhos ou deixá-los abertos, mas precisa estar bem concentrado em você mesmo. Para ajudar a concentração, você pode criar o clima ideal para seu relaxamento.
9 dicas para entrar em transe:
- O momento ideal do dia para praticar a auto hipnose é logo cedo, ao acordar, pois ao despertar você está mais descansado e com a mente alerta.
- Busque um lugar bem confortável. Pode ser uma poltrona ou um sofá e mantenha o ambiente com pouca luz, quase na penumbra.
- Respire lenta e pausadamente com ritmo para que seu corpo comece o processo de relaxamento. Em pouco tempo você atingirá o estado favorável ao transe. Inspire profundamente pelo nariz e solte pelos lábios entreabertos, fazendo contagem regular do tempo 1,2,3,4…
- A fala interna deve ser bem pausada e você pode “esticar” as letras: “Profuuundo”, “leeeeeeve”. Fale em voz alta e dê ordens a si mesmo, com gentileza. Fale, por exemplo, “durmo”, “faço”, “imagino” e repita as mesmas palavras várias vezes. Quanto mais repetir, maior é a indução.
- Descreva os objetivos que você deseja trabalhar na auto hipnose. Pode ser melhorar a concentração, amenizar dores crônicas ou mesmo perder o medo de ir ao dentista ou andar de avião. Sempre tenha objetivos positivos como “eu quero mais felicidade“, por exemplo, ao invés de “não quero mais ser infeliz”.
- Dê à sua mente inconsciente instruções completas antes de entrar em transe. Diga, em voz alta “assim que entrar em transe, quero ver, ouvir e sentir como se estivesse acontecendo novamente os momentos de minha vida em que me senti e comportei de modo mais confiante. Enquanto isso, quero que meu inconsciente descubra…”. Diga aqui o que você quer atingir.
- Ao sugerir uma imagem, seja concreto. Ao pedir a si mesmo para relaxar pense no seu corpo como se estivesse “cozinhando” e amolecendo pouco a pouco como se fosse o cozimento de um macarrão.
- Se perder a concentração mantenha-se calmo e tente a técnica do relaxamento muscular tencionando e soltando os músculos sucessivas vezes. Outra opção é fazer uma contagem regressiva de 99 até 1. Ou ainda não brigar com o pensamento automático e deixa lo ir.
- Para encerrar a sessão dê uma ordem a si mesmo. Diga “eu vou acordar sentindo me bem e restabelecido
- ” e comece uma contagem regressiva de 10 até 1. Você pode, também, imaginar que está escalando uma montanha bem alta ou subindo uma escada sempre utilizando a contagem até 10. Quando chegar ao 10 é o final da sessão.
O papa da hipnose
Entre as décadas de 1950 a 1970, Milton Hyland Erickson (1901/1980) se tornou o psiquiatra americano mais inovador e um dos mais influentes psicoterapeutas dos EUA. Deixou um legado com novas abordagens psicológicas, como a psicologia sistêmica, a terapia familiar, a programação neolinguística que influenciaram muitos profissionais da saúde mental.
Durante o curso de medicina conheceu a hipnose, ferramenta que aplicou em si mesmo por toda a vida, e que o ajudou a superar as terríveis dores durante as crises de pólio.
Destaque: A Hipnose e a Auto Hipnose e o Mindfulness podem ser consideradas técnicas de meditação dirigida, pois o indivíduo pode direcionar para o que quer buscar, para seus objetivos.
Técnica reconhecida
O Conselho Federal de Medicina e a Organização Mundial de Saúde – OMS recomendam a hipnose como coadjuvante no tratamento de grande variedade de doenças físicas e psicossomáticas bem como um meio de abreviar os tratamentos psicológicos. É utilizada com efetividade e rapidez para o controle da dor podendo ser usada como anestesia em cirurgias, tratamentos médicos e odontológicos.
A hipnose foi o primeiro procedimento comportamental a ser usado na medicina como método de intervenção clínica, em 1754. Foi a precursora de todas das psicoterapias que surgiriam.
A melhor forma de aprender a auto hipnose é a partir do treinamento feito por um hipnoterapeuta clínico. Esse treinamento é o último passo do tratamento com hipnose. O paciente tem em suas mãos um valioso recurso para seu autoconhecimento.
Quer saber mais sobre Mindfulness? Leia meu artigo “Os benefícios do Mindfulness https://www.linkedin.com/pulse/os-benef%C3%ADcios-do-mindfulness-v%C3%A2nia-macedo-bressani/
Quer saber mais sobre Hipnose? Leia meu artigo “Hipnose clínica sem mito” https://www.linkedin.com/pulse/hipnose-cl%C3%ADnica-sem-mito-v%C3%A2nia-macedo-bressani/
Psicóloga clínica e hipnoterapeuta especialista em terapia cognitivo comportamental e psicoterapia sexual. Especializada em medicina comportamental, orientadora sexual, psicoterapeuta de casais, professora convidada em cursos de especialização, presidente do CEPCoS, membro associado da SBRASH, membro associado da ABPMC, sexóloga do Hospital Pérola Byington, em São Paulo. Palestrante em cursos de aperfeiçoamento e especialização, workshops, congressos e jornadas. Acompanhamento de profissionais em início de carreira. CONTATO: vmbressani@gmail.com
Converse comigo e dê sua opinião