Ícone do site Vânia Bressani | Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental

Sexualidade na maturidade

O que é a maturidade sexual? Como saber se esta maturidade chegou? O que acontece?

Costumo dizer que mulheres que tiveram vida sexual satisfatória na vida adulta, saberão aproveitar o sexo na maturidade.

Vivemos uma vida agitada. É comum mulheres continuarem trabalhando após a aposentadoria, ou nem se aposentam. Nossa rotina é tão veloz, que não sobra tempo para a alimentação, descanso, sono e sexo. 

Não costumamos lembrar que sexo precisa de tempo. 

A sexualidade de cada pessoa é exclusiva. Cada um pode amadurecer o seu próprio erotismo independentemente de um companheiro ou companheira

Pode até dividir, compartilhar suas sensações, mas jamais perder de vista que a vida sexual é responsabilidade sua, somente sua, e de seus próprios preconceitos.

Culpar seu cônjuge por suas falhas e insatisfações sexuais é fugir do problema e colocar no outro, a solução.

Fica claro então que o conhecimento do próprio corpo e do prazer que podemos tirar dele, é garantia do aproveitamento sexual também na maturidade.

Dentre as causas mais frequentes de problemas sexuais do adulto está a presença constante de repressões ao erotismo individual. As pessoas tendem a se esconder de sua sexualidade, assumindo responsabilidades e novos afazeres para se sentirem satisfeitas com as realizações e se esquecem da satisfação que o sexo pode trazer. Mas é preciso algum tempo e dedicação.

 Na maturidade, inúmeras dúvidas já foram sanadas, experiências já foram avaliadas e a oportunidade de se redescobrir, torna-se viável. É justamente na idade mais madura que podemos reavaliar nossos próprios conceitos e valores, assumindo novos caminhos e abandonando os ultrapassados. 

Algumas dicas práticas e simples:

Existem casais constituídos há 40 anos que conseguem adaptar sua idade e o tempo de convívio a uma vida sexual prazerosa. A fantasia permite que aqueles mesmos corpos possam se satisfazer um com outro, renovando e descobrindo cada vez mais sobre si mesmos.

Dê tempo a você para rever as razões de excluir uma vida sexual prazerosa de sua vida. Questione se não são seus preconceitos. Damos tempo (ainda bem) para dormir e recarregar as nossas energias. Por que nos esquecemos de dar tempo para renovar e recarregar o sexo também?

Sair da versão mobile