Com o passar do tempo o relacionamento conjugal pode se desgastar devido à vários fatores que falarei mais abaixo e, principalmente, por brigas e discussões constantes entre o casal. O problema pode se agravar até que a convivência se torne insuportável e ambos, ou um dos parceiros, resolva terminar a relação.
Nesse momento alguns casais se separam, ou antes disso, buscam a ajuda de um terapeuta especializado. No segundo caso, significa que o relacionamento ainda está vivo e tem chances de continuar de forma saudável.
O objetivo das sessões não é sugerir a separação ou a reconciliação. A terapia de casal ou terapia conjugal trata dos parceiros e suas interações e dificuldades específicas trabalhando os pontos onde as coisas estão indo mal e sugerindo formas de melhorar dificuldades e conflitos no relacionamento. Muitos casais entram em crise conjugal porque fantasiam muito em relação ao outro e esperam que o outro satisfaça seus desejos e necessidades individuais.
Com a terapia funciona
Para o terapeuta poder entender o que está acontecendo e conhecer melhor cada um, a primeira sessão é feita com ambos os parceiros. Depois faz uma sessão individual para sintonizar com cada um e entender a dinâmica do casal. A terapia se desenvolve a partir dessa avaliação inicial.
Não há um tempo certo de terapia, mas costuma ser mais breve que a terapia individual. É comum que o processo termine quando os parceiros conseguirem se ver de forma real, sem culpas, se colocando um no lugar do outro. Muitas vezes, quando o casal relembra o exato momento em que se apaixonou consegue entrar em contato com os sentimentos originais e acontece a magia da reconciliação.
10 principais problemas que podem ocasionar crises conjugais
- falta de diálogo
- problemas sexuais e/ou emocionais
- falta de habilidade para lidar com o estresse
- carreira e/ ou dinheiro
- assuntos relacionados à gestão da casa ou dos filhos
- diferentes de comunicação dos homens e mulheres
- falta de tempo ou de dinheiro
- infidelidade ou traição
- violência doméstica
- falta de comprometimento
Brigas constantes levam a um estado crônico de irritação ou de ansiedade. Um parceiro constantemente irritado ou ansioso por questões individuais fica mais predisposto a discussões na relação. As dificuldades tomam a forma de uma crise onde, muitas vezes, um ou ambos colocam a continuidade da relação em xeque.
Como o terapeuta pode ajudar
- melhorar a comunicação, a vida sexual melhorando a qualidade geral do relacionamento e a satisfação conjugal
- identificar objetivos comuns
- equilibrar as diferenças individuais dentro da relação
- aprender a compartilhar responsabilidades dentro do relacionamento
- desenvolver estratégias para manter e fortalecer o compromisso
- acabar com a competição
- superar a infidelidade ou traição
A finalidade da terapia de casal é desmistificar mal-entendidos, harmonizar a relação e promover o diálogo aberto e franco. O terapeuta atua com neutralidade na mediação dos conflitos do casal. Está sempre preparado para intervir nas dificuldades transmitindo serenidade.
Mas para que tudo isso dê certo é necessário que os envolvidos estejam dispostos a aceitar o apoio do terapeuta.
Psicóloga clínica e hipnoterapeuta especialista em terapia cognitivo comportamental e psicoterapia sexual. Especializada em medicina comportamental, orientadora sexual, psicoterapeuta de casais, professora convidada em cursos de especialização, presidente do CEPCoS, membro associado da SBRASH, membro associado da ABPMC, sexóloga do Hospital Pérola Byington, em São Paulo. Palestrante em cursos de aperfeiçoamento e especialização, workshops, congressos e jornadas. Acompanhamento de profissionais em início de carreira. CONTATO: vmbressani@gmail.com